A família dos tesourinhos

Seguidores

Apelo

Encontrei este blog , com o qual identifiquei-me na situação que esta mamãe está a passar, porque já passei por algo semelhante, sei dar o valor. Quem quiser e puder ajudar com roupinha de bebé e coisas de bebé que já não usem.

quarta-feira, 28 de março de 2007

9 meses de Júlio César

Já se passou uma semana desde que Júlio César completou os seus 9 mesinhos, mas como já não deixa esta mamãe fazer praticamente nada nem houve tempo para postar os 9 meses.
Aos nove meses começou a gatinhar, mas tal como seu mano começou por engatar o recuo.
Por enquanto só anda de marcha atrás.
Se lhe dermos as duas mãos, já dá uns passinhos, embora ainda não se aguente sozinho de pé.
Já tem 3 dentinhos. Hoje descobri o 3º dentinho em cima e à direita. Já está bem fora e só agora dei por ele.
Já bate palminhas.
Diz mamãe
Papai
Gá = gato
Olá
Neinem = dormir ou envolvedor que usa junto à carinha para dormir
Humm humm = quando quer alguma coisa
Já só mama por volta da meia noite e 4:30 da manhã, mas acorda muita vez durante a noite.
Agora para mudar-lhe a fralda, são cá uns trabalhos! Dá logo meia volta e fica de rabiosque para o ar.
Vestir está parecido com a muda da fralda. Faz força para ir para o chão, nem que já soubesse andar sozinho!
Está tanto crescido, pois a roupa está outra vez a deixar de servir.
Roupa de 18 meses já lhe fica boa.

terça-feira, 20 de março de 2007

Conjuntivite

Ontem à noite fui com o Marco António ao hospital, pois da parte da manhã estivemos no Centro de Saúde e a médica de família faltou.
Marco António tem acordado com os olhos colados em pus.
Limpo com soro fisiológico e durante o dia fica bem.
Diagnóstico: tem uma inflamação nos olhos (conjuntivite).
Outra vez as urgências pecam por demorarem a chamar. Estivemos uma hora e tal à espera de sermos atendidos.
Não tinha ninguém a ser a tendido e não chamavam. Será que estavam a ver o futebol??
Então agora tenho que colocar 2 gotas de cloricil em cada olho, de 4 em 4 horas e à noite colocar a pomada cloricil antes de dormir.
Fazer este tratamento durante 5 dias e não frequentar a creche.
Vamos a ver se melhora antes dos 5 dias para puder ir brincar com os seus amiguinhos da creche.
Agora pede que quer ir passear para a cidade da Praia da Vitória. Quer ir na carreira sentado ao colo do pai. O mano vai no colo da mãe.
Está a ficar tanto crescido!
Por vezes já faz o seu xixi, sozinho. Puxa a calça para baixo e as cuecas. Pega na pilinha e faz, depois volta a puxar as cuecas e calça.
Ainda precisa de ajuda para puxar a calça da parte de traz, mas já se desenrasca sozinho.
Come muito bem com a sua mão.
Júlio está um atrevido. Aprende tudo o que não deve com o mano.
Tira a roupa do cesto da roupa suja e espalha pelo chão.
Já sabe bater palminhas.
Fica doido quando sente o gato miar.
Adora os gatos!

sexta-feira, 16 de março de 2007

Leilão Artémis

Leilão Artémis, cujo objectivo principal visa angariar fundos para a associção Projecto Artémis.
Desta forma, todas as vendas efectuadas a partir do Blog - Leilão Artémis - reverterão na totalidade a favor da Artémis.
Todos os artigos expostos foram doados por pessoas individuais, sem as quais não teria sido possível esta iniciativa.
A associação dedica o nosso maior agradecimento a todos que ajudaram neste projecto.
Colabore também nesta iniciativa!

quinta-feira, 15 de março de 2007

2 anos de blog

E a 13 de Março de 2005 iniciei este blog.
Aqui ficam recordações dos meus tesourinhos e vezitas de pessoas amigas.

domingo, 11 de março de 2007

Adeus Tuta

Com a varicela de Marco António, veio a data oficial de um adeus para sempre à "tuta" chupeta. Assim 1 de Fevereiro de 2007 fica nos registos de Marco António como o adeus defenitivo do uso da chupeta.
Já fazia algum tempo que já não a usava para dormir, embora na creche, na hora da sesta pedia a tuta.
Às vezes lá de longe em longe quando no carro ao pegar no seu "neinem" pede a tuta.
E digo: Como é, Marco António?
Já faz muito tempo que não a usas.
E ele não fala mais nisso.
Não sei se é saudade, se era por hábito quando se sentava na cadeirinha do carro, pegava nas duas coisas - tuta e neinem.
Deixou-a, sem pressões, sem enganos.
Enfim deixou naturalmente por si próprio.
Penso que o facto, de que ela já estava rota e não ter vindo nenhuma para a substituir, ajudou a contribuir para isso.
E assim o tesourinho Marco António deu mais um passo no seu crescimento de rapazinho.

segunda-feira, 5 de março de 2007

Notícias nossas

Faz tempo que não vinha aqui postar, mas andei com muito trabalho no serviço e o Júlinho não escapou à varicela.
Ao fim de 19 dias do mano ter apanhado lá ficou Júlinho com a varicela.
Tadinho ficou com a cabeça, e à volta da carinha cheio de bolhas. Na zona púbica era um dó, de tanto cheio que estava, e algumas grandes! Além disso estava com uma micose numa virilha.
A micose, ainda não passou completamente.
Júlinho já está com 8 meses.
Faltava uma semana para fazer os 8 mesinhos quando finalmente 2 dentinhos despontaram.
Levou 3 dias muito choroso. O mano era assim, chorava durante 3 noites, mas Júlio foi de noite e de dia a chorar.
Já se aguenta por uns minutos sobre as perninhas tendo como apoio a aranha.
Corre atrás dos gatos para lhes tocar.
Diz adeus com a mãozinha e ao mesmo tempo diz: bye-bye.
A tosse e constipação chegou à família dos tesourinhos e parece que não quer ir embora.
Tanto Marco como Júlio deram um salto no crescimento.
As calças estão ficando pelas canelas e as blusas curtas de mangas.
Júlio já teve a consulta que deveria ser dos 9 meses, pois desde os 2 meses que não tinha consulta.
Está com 9,200 kg e 74 cm.
Agora próxima consulta só aos 12 meses a 26 de Junho.
Perguntei pela consulta dos 3 anos do Marco António, a médica mandou marcar no balcão.
Faz anos a 6 de Maio, mas só apanhou consulta para 17 de Julho.
Desculpem a minha ausência aos vossos cantinhos, mas o tempo tem sido escasso. Assim que puder faço uma visita.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Varicela

Marco António também foi apanhado pela varicela, que já levou para casa, 7 amiguinhos da sua sala, da creche que frequenta.
Este menino foi o primeiro a ser apanhado.
Portanto amigas vou estar ausente aos blogs.
Quero ver se não falto muito ao serviço. Se o pai dos tesourinhos puder, ficará com o Marco em casa e só faltarei nas sextas feiras, porque ele trabalha de dia à sexta-feira.
Queira Deus que o Júlio não apanhe o vírus.
O Júlio, e esta mãe que ainda nunca teve varicela.
Para saber mais sobre esta doença, veja aqui.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Petição on-line pela libertação do Sargente Luís Gomes

Amigos(as)
Li e assinei a petição on-line: "Petição pela libertação do Sargento Luís Gomes"
Na página web by PetitionOnline.com, o serviço on-line grátis, em: http://www.PetitionOnline.com/gomes5/
Eu concordo com o que diz nesta petição, e penso que podem concordar, também.
Se podem dispensar um minuto , por favor vejam, e reflectem.
Os melhores cumprimentos,
Ana Santos

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

7 meses de Júlinho/Piolhos

7 meses
Tesourinho Júlio César já tem 7 mesinhos.

Já se aguenta muito bem sentadinho, sem apoio.
Canta muito quando está com soninho.
Conversa muito. Blá-blá-blá ou dá-dá, e muitos mais sons.
Gosta de abraçar o mano.
Na aranha já vai para onde quer.
Quando fica sujinho (com cocó na fralda) grita como um mouro para o limparem.
Sexta-feira íamos a caminho da casa da avó paterna, levou praticamente a viagem toda a chorar.
Ao chegar lá é que vi o porque.
Era a fraldinha suja.
Assim que ficou limpinho não chorou mais.
Também na sexta-feira, a educadora da creche, ligou-me para o meu trabalho, que o tesourinho Julinho tinha a cara cheia de pintinhas vermelhas. Já tinham visto o corpinho, mas não tinha nada. Não tinha febre e estava bem disposto, só que se recusou a almoçar.
Fiquei logo preocupada, não fosse sarampo.
Almocei e fui busca-lo à creche, para ir com ele às urgências do centro de saúde da Praia da Vitória.
Chegamos lá por volta das 14:00 e só saímos de lá às 17:10.
Não ia preparada com nada para ele comer.
O que me vale é que ainda tenho peito para dar.Chegou a hora dele comer fui para o lado da saúde materna infantil para lhe dar peito.
Esteve sempre bem disposto com esta longa espera para ser atendido. Parece que nem 5 minutos estivemos lá dentro.
A médica disse: isso parece a ser do esforço de vomitar.Mas eu disse: ele não vomitou.
Mandou-me ficar atenta se desse febre ou vómitos.
Depois quando fui buscar o tesourinho Marco António, é que uma das auxiliares que fica com Júlio, disse que ele tinha-se esforçado a tossir, que tinha ficado como engasgado com a tosse.
Ah! Então deve ter sido disso que ele ficou assim. Disse eu.
O que vale é que afinal não foi nada de grave.
Não percebo porque a médica receitou produtos para o lavar.
Como falei que ele tem andado assadinho do rabo e tem um fungo numa virilhinha, receitou canesten e lauraderme, para aplicar os 2 cremes juntos. Será por causa dos fungos, que receitou um produto para o lavar? Não percebo a letra da médica, não sei qual o produto, pois estou à espera de receber para puder ir à farmácia aviar a receita.
E já cá cantam 7 meses, e a Segurança Social nada de pagar as prestações familiares do Júlio e nem acertou o escalão, pois Marco continua a receber pelo 4º escalão em vez do 2º.

777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777

Tesourinho Marco apareceu com piolhos.

Ao fazer pesquisa descobri aqui este artigo.
Acho que devemos estar informados sobre o assunto, porque qualquer pessoa pode apanhar, não tem a ver com a falta de higiene.

Piolhos e Lêndeas

O piolho é um parasita que provoca uma infestação, de contágio muito fácil e desenvolvimento muito rápido, provocando dermatoses. Esta é provocada pela picada que o parasita faz para se alimentar do sangue. Os piolhos têm um voraz apetite e alimentam-se cada 3 horas do sangue do couro cabeludo, depois de injectar uma substância anestésica na pele. Rapidamente os piolhos atingem o estado adulto (cerca de 3mm) e as fêmeas começam a por os ovos.
As lêndeas são os ovos postos pela fêmea piolho e que ficam coladas ao cabelo com uma saliva produzida. Cada fêmea põe aproximadamente 10 lêndeas por dia, e 160 ao longo da vida.
A infestação chamada de pediculose não é uma situação grave, apesar de desagradável quer pelo aspecto, quer pela comichão que provoca. Deve tratar-se imediatamente.
Como se transmite?
Os piolhos transmitem-se por contágio directo (cabelo, barba, sobrancelhas), ou através de objectos pessoais: pentes, chapéus, almofadas, camisolas, barretes, cachecóis, etc.. A transmissão é mais fácil em escolas, infantários, colónias de férias ou entre familiares.
Sinais de alerta
Comichão na cabeça, principalmente na nuca e atrás das orelhas, e, por vezes, na fronte;
Aparecimento de crostas na cabeça e atrás das orelhas, provocadas pela picada do piolho e consequente coceira;
Presença de lêndeas esbranquiçadas presas ao cabelo.
Efeitos
Comichão provocada pela picada do piolho e feridas infectadas, no local da picada, provocadas pela coceira.
Como prevenir?
Vigiar com frequência a cabeça das crianças;
Lavar a cabeça com frequência;
Não usar roupa nem objectos de outras pessoas, que possam estar contaminados (podem sobreviver 36h sem se alimentarem);
Se sabe que está em contacto com pessoas infestadas deverá usar um repelente de piolhos.
Como tratar?
Iniciar o tratamento logo que se detecte a infestação;
Efectuar o tratamento com o produto adequado, de acordo com as informações do seu farmacêutico e do folheto informativo;
Eliminar as lêndeas com um pente fino próprio;
Lavar muito bem todos os objectos e roupa em contacto com o cabelo;
Repetir o tratamento caso seja aconselhado.
Precauções:
O tratamento deve ser feito na mesma altura por todas as pessoas que tenham piolhos ou que vivem com quem está infestado.
Seguir à risca as indicações do farmacêutico e contidas no folheto.
Evitar que os produtos contactem com os olhos, boca ou nariz.
Lavar as mãos após cada aplicação.
Guardar os produtos anti-piolhos longe do alcance das crianças.
Segurança:
Grávidas, mulheres a amamentar e crianças até aos 2 anos não podem usar todo o tipo de produtos, pois pode ser prejudicial.

Mesmo estando a amamentar usei o produto, não fosse também estar infestada e estar passando para o tesourinho.
Tesourinho apareceu com poucos piolhos. Devia estar no início.
Mas outro dia lá encontrei um, mesmo na testa. Parece como um cascão de sangue seco.
Estranhei quando o fui buscar à creche, pois ele não tinha nenhuma ferida na testa para aparecer seca, se tivesse feito alguma ferido na creche estaria ainda com sangue vivo.
Rapei com a unha e era mais um malvado. Tesourinho já tinha feito tratamento antes.
Lá fez outra vez tratamento.
Quando avisei na creche que ele tinha aparecido com piolhos, pois devemos informar porque outras crianças poderão também ter, ou até mesmo quem lida com elas, aí dizeram que há uma caso na sala do tesourinho que está difícil de combater os piolhos. A criança vai para casa para fazer o tratamento mas volta outra vez com os bichinhos.

Carinhas larocas


Create Fake Magazine Covers with your own picture at MagMyPic.com



Create Fake Magazine Covers with your own picture at MagMyPic.com


Recordando o tesourinho


2º Aniversário de Marco António


3º aniversário do Júlio César

Miminhos