A família dos tesourinhos

Seguidores

Apelo

Encontrei este blog , com o qual identifiquei-me na situação que esta mamãe está a passar, porque já passei por algo semelhante, sei dar o valor. Quem quiser e puder ajudar com roupinha de bebé e coisas de bebé que já não usem.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Tá um homenzinho e cada vez mais traquinas

Tesourinho aos 18 meses.
Foto tirada na creche.
Já tem mesmo cara de um homenzinho. Já não tem o ar de bebé.
Mas está cada vez mais traquinas.
Desafia a mamãe quando sabe que está a portar-se mal.
Como sabe que tenho medo quando salta para a minha cama ou faz cavalinho nas costas do sofá, faz barulho para chamar a atenção em como pode cair. E lá vai a mãe a correr aflita antes que ele caia.
Num outro dia passei um susto com ele.
Estava a passar roupa a ferro, quando ele vem para o pé de mim aflitinho para respirar. Como sei que ele ultimamente anda com o vício de por miolinhos no nariz, ouvidos e até mesmo nos olhos, pensei logo que ele tinha metido algo dentro do nariz.
Vejo que ele tinha um pedaço de pipoca. Chamei o papai para ajudar a tirar. Segurei-lhe a cabeça o melhor que pode para ele não se mexer, enquanto o papai tirava o pedaço de pipoca que estava bem metido para dentro. Até ficou com sangue no nariz depois de ter-se retirado o pedaço de pipoca.
Sei que se colocar algo dentro do nariz com a humidade do nariz as coisas incham e depois é mais difícil de se tirar.
Tenho que andar com o "olho" sempre em cima dele.

terça-feira, 6 de dezembro de 2005

Já temos árvore de Natal e presépio

Já temos árvore de Natal e um pequeno presépio.
Lavei as duas janelas da sala, enquanto o papai do tesourinho ia trazendo do sótão a árvore, caixotes com os efeitos e coisas do presépio.
O papai pediu para ficar pelo menos uma janela aberta, pois estava um dia bonito.
Tesourinho também quis ajudar a endireitar os ramos da árvore que é artificial.
Dei ao tesourinho, um pai natal que era para o papai colocar na árvore, mas tesourinho chorou quando o pai lhe tirou o pai natal.
Ao levantar-se de colocar uma bola na parte baixa da árvore o pai do tesourinho magou-se na portada da janela aberta. Mais tarde é que vimos que até a portada da janela saiu dos caixilhos.
Arrepiei-me toda ao desinfectar o grande arranhão que ficou nas costas, que já estava a inchar.
Depois de árvore decorada e presépio armado, tesourinho tocava nos telhados das casinhas, apalpava as bolas e tocava nas luzinhas acesas.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

Feriado com as primas gémeas

Tesourinho esteve na casa das primas gémeas.
Adorou andar pela casa a acender e a apagar as luzes, pois já chega aos interruptores. Melhor ainda não teve ninguém a repreender para não mexer em nada.
As primas já tem a árvore de Natal, que está muito bem decorada por elas.
Tesourinho ao ver as lâmpadas da árvore ligadas, ia com os dedinhos em pinça tocar nas luzinhas.
Andou no triciclo que era das primas.
Experimentou a bicicleta que as primas andavam quando eram mais novinhas, mas ainda não chega aos pedais, apesar do tio ter metido o selim para baixo e o volante também. O tio também teve paciência para montar as rodinhas laterais de apoio para iniciantes.
Amanhã quando o tesourinho acordar vai ter a surpresa de já ter uma bicicleta, que tanto cobiça quando vai aos mercados. Cobiça e adora.
A pobrezinha da gatinha Tita das primas, sofreu nas mãos de tesourinho, que pegava nela de qualquer jeito.
Muito lindinha é a bichaninha, que se escondeu por um tempo bem grande sem dar cavaco quando por ela chamávamos.
Tesourinho também fazia: Bchiuu, Bchiuuu a chamar pela Tita, que estava bem escondedinha debaixo de uma cadeira, só que tinha o saco com as mudas de roupa do tesourinho pela frente, não demos pelo esconderijo.
Só mesmo quando ela quis sair é que dei por ela.
Tesourinho já dormia quando chegou a casa.

quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Vacinas dos 18 meses


Tesourinho foi esta manhã levar as vacinas dos 18 meses.
Quando chegamos à Casa do Povo às senhoras enfermeiras, tesourinho era um tal ir-se embora pelo corredor afora.
Depois fui com ele para a sala de atendimento às crianças e levei-o para o cantinho onde tem brinquedos.
A princípio estava envergonhado, mas soube ir à secretária tirar 2 esferográficas. Uma para cada mão.
Brincou um bocadinho para depois levar a sua pica.
A srª. enfermeira deu a vacina e tesourinho só choramingou quando entrou o líquido da vacina.
Está a ficar um homenzinho o meu tesourinho.
Estava à espera que ele fugisse da vacina ou que chorasse muito, mas não. Só choramingou e calou-se logo.
Antes de sair disse adeus às senhoras enfermeiras e atirou beijinhos para elas.

domingo, 6 de novembro de 2005

Ano e meio


Tesourinho já tem ano e meio.
Neste ano e meio cresceu 34 cm e engordou 9,605 kg.
Nasceu com 50 cm, agora está com 84 cm. Ao nascer pesava 3,365 kg, e agora tem 12,970 kg.
Integra-se muito bem com as outras crianças.
Não é muito conversador, embora diga as coisas certas nas ocasiões certas.
É teimoso e persistente, não desiste com facilidade quando quer, ou não, uma coisa.
Adora gatos e motas.
Gosta muito de passear a pé.
Aprende com facilidade a manusear máquinas (de lavar roupa, de lavar loiça, tv, caixa de satélite da parabólica, computadores, etc).
Gosta de andar de triciclo, brincar com carrinhos, bolas, brinquedos com música e abraçar bonecos de peluche.
Sente ciúmes da mãe quando vê o pai a dar carinhos na mãe. É ainda muito agarrado à mãe, mas fica bem na creche.

quinta-feira, 3 de novembro de 2005

O pão por Deus do tesourinho

No dia 1 de Novembro tesourinho foi com a mamãe para casa da avó Neves, para pedir pão por Deus na Ladeira de São Bento.
Quando começamos eram umas 10 horas e pouco.
Quase ninguém abria as portas.
Só 3 pessoas é que vieram à porta dar umas moedinhas ao tesourinho.
Tesourinho recebeu mais dinheirinho mas foi da família, porque de pedir na Ladeira, nunca mais.
Também já não moram lá muitas das pessoas quando a mamãe lá vivia.
Quando a mamãe era criança ia com a (tia) Urânia e duas meninas vizinhas. Pedíamos pela Ladeira abaixo, Copins, Carreirinha e até mesmo na Guarita.
Quando as primas eram pequenitas, lá ia a mamãe coma tia Urânia e as primas Mónica, Sofia, Catarina e Marisa pedir o pão por Deus.
Agora que tenho o tesourinho andava desejosa de fazer o mesmo com ele, mas parece que a tradição está a mudar.
Já não se veem muitas crianças a pedir.

terça-feira, 25 de outubro de 2005

Consulta dos 18 meses

Tesourinho teve hoje a sua consulta dos 18 meses, apesar de ainda ter 17 meses.
Fomos os 3º a serem atendidos. Tesourinho enquanto esperou pela vez nunca parou, mas agarrava-se à mão da mãe para ir junto com ele.
Abriu os armários que tinha na sala de espera.
Já não existem brinquedos para as crianças se entreterem.
Os armários estavam vazios.
O tesourinho está a pesar 12,970 kg contando com a fralda cheia de xixi.
Cresceu bem, tá com 84 cm, e 48,5 cm de medida do chapéu.
O estado geral de saúde está bom.
Depois da consulta, fomos para casa da avó Neves e estivemos a tarde lá, com as primas Sofia, Marisa e Catarina.
Tesourinho deve ter mais dentinhos para sair (a médica disse que tem um a sair em baixo) pois fez muito cocó durante o dia todo e está mais líquido.
Até sujou a cama da tia Lurdes, tive que ir com ele, para o lavar no bidé .
Quando finalmente dormiu a sua sesta, a prima Sofia deitou-se ao lado dele a admira-lo. Acabou por adormecer também.
Chegaram as gémeas e deitaram-se também aos pés da cama. Mais tarde a Catarina foi ver televisão.
Esta mamãe aqui como anda desnoitadinha, também se deitou ao lado do seu tesourinho, dormindo um pouco. Soube-me tanto bem aquele soninho!
Nunca tinha visto a cama da minha mãe com tanta gente deitada nela.
Depois de tomarmos um lanche, assim que estiou viemos-nos embora para a nossa casinha.

segunda-feira, 24 de outubro de 2005

Festa de aniversário do tio/avô João

As primas (do Pico da Urze, como dizia quando me referia às minhas primas filhas do meu tio João, irmão da minha mãe) da mãe do tesourinho fizeram uma festa surpresa ao pai, irmão da avó Neves.
O tio/avô do tesourinho fez ontem 72 anos.
Há lá prenda melhor do que ter as duas irmãs com os respectivos filhos e netos todos juntos?
Esse meu tio já é viúvo, anda doente, mal sai de casa.
Geralmente nos vemos pelo Natal quando o vamos visitar.
O meu tio a ver cada uma de nós chorava de felicidade por ver a família toda junta.
Não deve ter sido muito fácil preparar esta surpresa com a qual o meu tio não contava.
A festa foi na casa da filha mais velha. Tem uma bela vista sobre o mar e os ilhéus das Cabras (vi o ilhéu numa nova perspectiva, da que estou acostumada a ver através da estrada regional).
Mas falando do tesourinho na festa, essa minha prima tem duas filhas, a Mariana com 10 anos e a Carolina com 4 anos.
Tesourinho andava atrás da Carolina que toda envergonhada fugia dele, então tesourinho virou-se a atirar beijinhos para ela. (Está a ficar um D. Juan o tesourinho).
Como a casa é grande e tinha bastante espaço, tesourinho andou a brincar com um carrinho que trouxe da casa da avó Neves.
Outras vezes puxava pela mãe para andar com ele pela casa toda.
No sótão tem um quarto de brincarem. Claro que tesourinho não se fez rogado e tudo que era brinquedo das prateleiras mais baixas, que por sinal até eram brinquedos próprios para a sua idade, experimentou tudo. Até uma corneta a prima Catarina disse que ele tocou.
Andou com um carrinho de compras cheio de brinquedos, dando várias voltas no sótão.
Experimentou um telefone que tinha numa mesinha, sentado-se numa cadeirinha pequenina.
Quanto às guloseimas da festa tesourinho provou uma queijada de côco e gostou, pedindo mais, mas só depenicou, e a mamãe lá comeu a queijada sem sacrifício é claro, ou não fosse uma gulosa que gosta de côco.
Pena foi que o dia esteve sempre chuvoso.

sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Galinho

Pois é galinho neste caso não é o macho da galinha, mas sim o que o tesourinho arranjou na testa ao bater numa parede, lá na creche.
Quando fui buscar o tesourinho à creche a auxiliar disse "Vai devagar Marco António que não é para fazeres outro galo". E lá contou como tinha acontecido.
Estava com hirudoid, um altinho mesmo no meio da testa acima do nariz, e ainda estava um pouco vermelho.
Agora já está a desaparecer o galinho.
Em casa, na casa de banho caiu e lá foi bater com o galinho na sanita, chorou coitadinho!
Mas assim que coloquei um toalhete com água fria calou-se logo.
Quem o manda ser maluquinho? Andar a correr que nem um doidinho, depois resulta em galinhos.

Carinhas larocas


Create Fake Magazine Covers with your own picture at MagMyPic.com



Create Fake Magazine Covers with your own picture at MagMyPic.com


Recordando o tesourinho


2º Aniversário de Marco António


3º aniversário do Júlio César

Miminhos