A família dos tesourinhos

Seguidores

Apelo

Encontrei este blog , com o qual identifiquei-me na situação que esta mamãe está a passar, porque já passei por algo semelhante, sei dar o valor. Quem quiser e puder ajudar com roupinha de bebé e coisas de bebé que já não usem.

segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Brincar com o pai

Hoje depois de jantarmos, tesourinho andou a brincar com o papai.
Corria para o pai ir atrás dele apanha-lo, dando risadas de felicidade.
Uma vez o pai estava a demorar-se para chegar perto dele, resolveu esconder-se atrás de um pilar da cozinha.
Assim que o pai o achou, correu para a sala sempre com risadas, como quem diz não me apanhas.
Andou nisto com o papai, sala, cozinha, sala, cozinha.
Depois o pai disse que ia tomar um duche que já estava transpirado.
Tesourinho foi para a casa de banho ter com o papai.
Pegava na sua loção de banho e fazia que estava a lavar a cabeçinha. Esticava a mãozinha para apanhar a água do duche, até que apanhou uma pequena duchada.
Fechava a porta da casa de banho e chamava pela mamãe.
Lá ia eu, e tesourinho sempre a desafiar para a brincadeira.
Voltava para a cozinha e tesourinho lá fazia outra vez a mesma graçinha de fechar a porta e chamar pela mamãe.

sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Passeio animado

Como já vem sendo uma rotina do tesourinho, os seus passeios pela tardinha, não podia deixar de ser o dia de hoje uma excepção.
Ao ver um menino sentado nos degraus disse-lhe adeus com a mãozinha, ao qual o menino correspondeu. Então começou a mandar beijinhos para o menino, à medida que íamos avançando pela rua fora.
Na travessa das Flores por vezes costuma ter um senhor sentado à porta, ao qual tesourinho também disse adeus.
Nisso passa um senhor pela rua, e Marquinho começou a dizer ó mãe, ó mãe, e apontava para a sua cabecinha.
Então percebi porque apontava para a cabeça, era porque o senhor levava um chapéu. Penso que ele ainda nunca tinha visto alguém usando um chapéu.
Mais à frente numa casa que estava com as janelas abertas ouvia-se música a tocar.
Tesourinho parou ali mesmo, e começou a dançar. Tentava imitar as danças das músicas hip-hop que costuma ver no canal MTV.
Seguindo viagem, apanhava pedacinhos de algo partido que encontrava pelo chão, agarrava-se aos portões dos jardins de algumas casas, voltava para trás, andava de roda, parecia que não sabia o que queria.
Peguei então nele ao colo para pudermos avançar mais para a frente.
Paramos a ver, galinhas, porcos e uma vaca, que vivem à solta, todos juntos num cerrado grande.

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Mais um passeio

Tesourinho ontem ficou em casa todo o dia com a mamãe.
Como chovia não o levei para a creche.
Então depois de jantarmos fomos dar um passeio aqui no quarteirão.
Já devia ser perto dumas 20:00, já começava a escurecer.
Tivemos uma nova companhia, a nossa gata Mansinha, foi sempre atrás da gente.
Uns dois gatos ao verem a Mansinha foram ter com ela, mas ela lá escapou a eles e continuou a acompanhar-nos.
Por falar em gatos, à uns tempos atrás a gata Cinzenta riscadinha apareceu e junto a ela vinha a filhota a das risquinhas pretas.
A gatinha está selvagem, não se deixa apanhar. Nunca mais a vi, nem a irmã beijinha.
Tesourinho foi sempre pelos seus pezinhos sem pedir colo.
Peguei nele já perto de casa quando passaram vários carros e já estava escuro.
Sabem tanto bem estes pequenos passeios mesmo aqui perto de casa.

segunda-feira, 12 de setembro de 2005

Cumplicidade com o papai

Por vezes tesourinho passeia (lálá, como ele diz ao referir-se aos passeios a pé aqui perto de casa), pelo fresquinho da tarde com o papai, para a mamãe conseguir fazer alguma coisa descansada.
Hoje enquanto a mamãe acabava de jantar, foi passear com o papai.
Quando voltou veio todo transpiradinho, meladinho.
Mas ainda estava cheio de energia.
Até parecia a ter pilhas de longa duração.
Descobriu que já consegue andar sózinho, agora não pára, corre a casa toda e volta novamente a correr de uma ponta à outra.
O pai pegou nele ao colo, a ver se ele queria dormir, pois já passava das 21:00 e deveria estar cansadinho.
Nisso tesourinho encosta a sua carinha ao pé do ouvido do papai e segredou-lhe a palavra mágica. Lálá, lálá.
Ainda estava com energia para aquela hora ir passear.
A mamãe até pensava que ele estava era a dar beijinhos no papai, quando o papai disse que ele estava era a segregar a palavra mágica.
Dizemos que é a palavra mágica, porque se falarmos em lálar tesourinho corre logo para a porta da rua. Está sempre prontinho para ir dar à perninha.

quarta-feira, 7 de setembro de 2005

Encontro de mamães bloguistas

Ontem finalmente o tempo decidiu que haveria de fazer sol para que a mamãe do smallzise e a mamãe dos piscos de gente, finalmente se pudessem encontrar com esta mamãe do tesouro precioso.
Quando cheguei ao parque infantil do Jardim Público de Angra do Heroísmo, já lá estava a Lena do smallzise.
Não tive dificuldades em reconhecer que seria a mamãe do Vasco, apesar de lá estar mais crianças. Mas era a única mulher com um menino pequenino.
O Vasquinho é um bebé muito bonito.
Pouco depois chegou a Carla dos piscos de gente.
Podemos dizer que a Inês é mesmo uma princesa muito bonita!
O Pedro é uma rapazinho que sabe bem o que quer ser quando for grande. Paleontólogo (não sei se escrevi bem) e futebolista.
O Pedro como é maiorzinho foi logo brincar. A Inês andava de baloiço e num balanço sozinha.
Vasco ia para tirar o chapéu da cabeça do Marco António, mas Marquito tirou-o antes do Vasco ter hipóteses de o fazer.
Vasco foi brincar para dentro do barco. Marco António segui-lhe as pisadas, mas imaginem como?
Foi gatinhando e passou através de um buraco lá para dentro.
Nesse entretanto fui conhecendo as mamães.
Foi um encontro muito agradável.
Ficamos com a promessa de repetir mais vezes, mas com mais tempo disponível.

segunda-feira, 5 de setembro de 2005

Atrevidote - adenda ao vocabulário

Hoje quando deixei o tesourinho na creche fiquei um pouco mais, visto ter tido que esperar pela senhora educadora acabasse um telefonema, para puder me passar o recibo da mensalidade do mês anterior, que ia pagar.
Entretanto fui presenciando, que tesourinho mal entrou na sua sala foi logo tirar os 2 brinquedos que a Luana tinha nas mãos.
Nisto Gabriel vai para lhe tirar a chucha da boca, mas Marco António antecipou-se e tirou-a da boca e começou a chorar.
Como ninguém fez causo voltou a por a chupeta na boca.
Por fim tesourinho já tinha também o brinquedo que o Gabriel estava antes a brincar.
Agora faço um aparte a aqui este meu cantinho à minha última publicação.
Nenhuma das auxiliares estavam a ver este grupo de crianças.
Estavam de costas voltadas para o grupo de crianças, viradas para um bebé que estava na cadeirinha.
E se alguma delas magoa outra por disputa com os brinquedos?
Não estavam com atenção a elas todas.



Mais algum vocabulário do tesourinho que tinha ficado em falta e um novo, que é o nome da tia.
Y Cova = escova de dentes
Y Mão
Y Uáana = Urânia o nome da tia mãe das primas gémeas

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Um novo link

Queridos visitantes criei um cantinho para mim onde me poderão visitar.
Nesse cantinho vou deitar para fora as coisas boas, como o que me aborrece.
Aguardo as vossas visitas.

quinta-feira, 1 de setembro de 2005

O vocabulário do tesourinho

Y Áaaa ou áuum = água ou qualquer outro líquido para beber
Y Alban = Albano, o nome do avô
Y Ande cá = anda cá, chega aqui
Y Avó
Y Avô
Y Bébé
Y Bye bye = adeus
Y Can = cão
Y Dáa = Dália uma auxiliar da creche que o tesourinho gosta muito

Y Dá cá = dá-me
Y Lálá = passear a pé
Y Máa = Marco, quando por vezes chama pelo nome do pai
Y Mãe
Y Mãe má = quando a mãe ralha com ele por fazer asneira
Y Mamãe
Y Mamãe mama = quando quer mamar
Y Miau = gato ou qualquer outro animal
Y Não quero
Y Olá = também forma de cumprimentar quem por ele passa
Y Pai
Y Pai mau = quando o pai ralha com ele e não o deixa fazer o que ele quer
Y Papai
Y Quero
Y Tou = estou, quando atende o telefone
Y Vruumm vruumm = mota ou imitar o som de um carro quando brinca

segunda-feira, 29 de agosto de 2005

Andar sózinho

Tesourinho finalmente já anda sozinho.
Dá uns passinhos muito miudinhos com os braçinhos tipo asinhas meias abertas para se equilibrar.
Mas só anda onde vê que tem uma cadeira ou parede para de vez em quando apoiar a mão, tipo ganhar mais equilíbrio.
Adora dar-nos a mão e levar-nos quase de rastos pois tem uma forçinha de touro.
Quando nos dá a mão até corre, e faz-nos andar até ficarmos tontinhos de tanta volta.
Outra coisa que tesourinho já consegue fazer é trepar para cima do sofá da sala e da nossa cama.
Também já faz uma nova proeza que é trepar as escadas do sótão sozinho.
Bem agora a cancela tem que estar nas escadas não vaia ele subir e não darmos por tal.

Carinhas larocas


Create Fake Magazine Covers with your own picture at MagMyPic.com



Create Fake Magazine Covers with your own picture at MagMyPic.com


Recordando o tesourinho


2º Aniversário de Marco António


3º aniversário do Júlio César

Miminhos