A família dos tesourinhos

Seguidores

Apelo

Encontrei este blog , com o qual identifiquei-me na situação que esta mamãe está a passar, porque já passei por algo semelhante, sei dar o valor. Quem quiser e puder ajudar com roupinha de bebé e coisas de bebé que já não usem.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

De castigo...

Ontem quando cheguei a casa do trabalho, Júlio dormia no sofá da sala, só acordando hoje pelas 6 horas.
Marco contou que Júlio na hora do recreio, esteve de castigo.
Perguntei porque tinha ele estado de castigo. Então ele contou que a educadora tinha dito se ele na próxima vez fizesse cocó nas cuecas que ficaria de castigo.
A educadora está a par que Júlio fez o desfralde recentemente e que ainda não controla os cocós, apesar de controlar bem os xixis.
Qual a vossa opinião?
Achem que devo falar com uma pedopsicóloga, sobre o Júlio não pedir para fazer o cocó?
O desfralde foi recente, apesar do Júlio já ter 3 anos e cada criança tem o seu ritmo próprio de desenvolvimento que há, que ser respeitado.
Claro que não devem gostar de limpar a criança suja, mas também deixem o presente toda a tarde dentro da mochila, nem o colocam na sanita.
Conversei com o meu marido e concordamos em esperar mais algum tempo a ver se Júlio por si próprio atina, senão falaremos com a pedopsicóloga que trabalha para a escola.

20 comentários:

Carla e Diogo disse...

Percebi bem? Mandaram o cócó na mochila para casa? E castigaram?
Fala com a educadora, não me parece muito correcto da parte dela... No infantário do meu filho sempre que ele sujou alguma roupa (com comida ou por vomitar) sempre passaram por água. Não sou a favor dos castigos não acho que contribua em qualquer aspecto para a criança pelo contrário, é como dizes cada criança tem o seu próprio ritmo...
Beijinho
Carla

Unknown disse...

O meu ainda usa fralda de noite e ainda no Domingo se distraiu com o cocó, porque deu-lhe vontade rápido e ele não teve tempo de chegar à casa de banho... mas daí a pôr de castigo acho que também não... tadinhos, não fazem de propósito... e deixar o "presente" na mochila é um abuso!!
Antes falava com a Educadora...

Beijocas

Sophie disse...

eu falava com a educadora!
Nao sou muito a favor dos castigos mas as vezes tem mesmo de ser e nao estamos a falar de um castigo por se ter portado mal...
Nunca deviam o ter castigado! Pq ele nao fez por querer...ainda está a aprender a se controlar. qual é a mensagem q ele fica com isso? de medo, apreensao e todas as vezes q sentir vontade pode bloquear..cada criança tem o seu ritmo.
Eu sei q com o Martim quase de certeza vai ser igual. Em comparaçao com os bebés da idade dele, ele tem um desenvolvimento mais tardio, por ex agora com um ano, nao anda, nem gatinha (so arrasta-se). Mas temos de respeitar o ritmo deles...
e isso de enviar a roupa com o presente! nao é higienico, alem de estragar a roupa...nao me parece muito correcto da parte delas...

Amélia Batista disse...

Eu não acho que a educadora tenha procedido muito bem,PRINCIPALMENTE AO DEIXAR O COCÓ TODO O DIA DENTRO DA MOCHILA.
ALÉM DO MAIS CADA CRIANÇA TEM O SEU RITMO DE DESFRALDE...nÃO PERCEBO O PORQUÊ DO CASTIGO
BOA SEMANA

Maria Lavrador disse...

Tb acho q a escola n está a proceder muito bem, coloca-lo de castigo por algo q ele ainda n controla e ainda por cima mandar a prenda na mochila, n me parece nada correcto, acho q devias falar com a escola

Bjs

Luna disse...

ai Ana francamente acho isso devia ser proibido, mandar o presente enrolado na roupa? eu falava era com a educadora isso porem castigo ainda se tolera mas mandarem a roupa assim para casa isso não passava.
O M. tb começou desfralde há mto pouco tempo, mas acho não necessidade de o pressionar senão pode acontecer ele retrai-se e deixar fazer na escola é que está acontecer com o meu.
Cada criança tem seu ritmo e não acho que o Júlio esteja atrasado em relação ao desfralde até ha-de haver coisas ele é mais desenvolvido do que os outros para a idade não é?
O meu por exemplo tem dar comer á boca sobretudo a sopa e o leite senão não come é pura preguiça por parte dele, acho que é só uma fase ele optou para chamar atenção nem estou dar mta importância ao assunto.
bjkas

Lisa_pt disse...

À semelhança do q já te disseram, tb acho q devias falar com a educadora, não me parece que tenha havido bom senso nas atitudes em questão...
Acho que esse castigo ainda vai dar azo a descuidos maiores, o incentivo é muito mais bem recebido do que castigos nesta área.

Depois conta o q resolveste.

Beijokas

akombi disse...

tb acho que deves falar com a educadora, e tb acho que não tiveram uma boa atitude.

é como dizes cada criança tem o seu ritmo e de certeza que o teu menino está no ritmo certo, se voltares a colocar lhe fralda acho que é mau ele retrocede naquilo que já aprendeu e está a aprender, agora acho é que as profissionais que estão com ele é têm tb que ajudar neste processo e ao castiga lo não é o melhor remédio.

boa sorte vais ver qu vai se resolver logo logo.

amiguita disse...

Deixa o rapaz apanhar o seu ritmo, cada coisa a seu tempo.

Beijinhos

Mafalda disse...

Eu acho que devias falar com alguém. Eu sou educadora e não concordo nada com o comportamento dessa senhora, colocar uma criança de castigo por fazer cócó nas cuecas????
não é normal e ainda por cima deixar tudo na mochila???? Uma criança que deixou as fraldas à pouco tempo, é normal, o cócó é sempre mais difícil de controlar. Podias tentar que ele fizesse cócó sempre em casa à noite, tentar criar rotina nisso, e assim não fazia na escola.
Beijinhos

Sandra V. Silva disse...

Concordo com a Mafalda! Se me fizessem isso passava-me muito a serio. O menino não tem culpa e é criança. Essa Senhora é mal formada ou quê? Bjs

Cenas de Gaja disse...

Olá, dentro em breve o blog “Bebé Di” deixará de ter novos posts. O nosso cantinho não vai deixar de existir, apenas irá mudar-se. Não será privado, mas também não o quero revelar através de um comentário aqui. Gostava que me desses o teu endereço de e-mail para poder explicar as razões e dar-te o novo endereço.

Podes deixar um comentário com o teu e-mail ou enviar-me uma mensagem para ritatf@gmail.com – Obrigada pela compreensão e carinho sempre demonstrados!

Beijos,
Rita e Di :-)

Abóbora Amarelinha disse...

Olha, uma educadora sabe perfeitamente que não deve "ridicularizar" uma criança perante os colegas,por causa de um descuido fisiológico,ela aprendeu o que fazer nessas situações. (provavelmente tratar-se-ia de uma auxiliar).
Depois a criança tem o seu tempo para educar o próprio organismo.
Essa senhora quando começou a estudar, não aprendeu tudo no mesmo dia, nem no mesmo ano.
E pelos vistos tem muito que aprender.

Tambem não acho boa ideia levá-lo á pedopsicólogo, ele não fez nada fora do normal. E isso ia baralha-lo.
Sobre o presente ter vindo para casa , nem comento!

MJC disse...

Desculpa amiga, mas concordo com os comentários aqui já deixados.
Acho muito mal a atitude da educadora. Primeiro penso que deixar o menino de castigo só aumenta o medo e a ansiedade e poderá levar a piorar a situação e essa de mandarem o presente para casa... acho ridículo!
Penso que deverias falar com a educadora. Não me parece os melhores meios para resolver o problema do teu menino.
Beijinhos

CC disse...

Eu concordo com tudo o que já foi dito. Falava coma educadora, porque alem de não concordar com castigo por ter tido um descuido, é completamente inaceitável colocarem o presente na mochila!!! Estou estupefacta com a atitude dessa educadora (se é que é educadora).

Bjos

Raquel Alabaça disse...

Ó Ana fala com a Educadora ou com a responsável da escola, 1.º porque o castigo não se deve aplicar nessas situações, ele vai associar a isso um grande receio e não vai ser o castigo que lhe vai impedir de fazer cócó, muito pelo contrário.

2.º, porque motivo mandaram na mochila o cócó do menino? A roupa suja tudo bem.

Espero que tudo se resolva pelo melhor.

Beijinhos

Anónimo disse...

Ola Ana
O desfralde do teu menino fez-me lembrar o do meu que deixou as fraldas a cerca de 1 mes e tal!!!
O cocó tb foi a ultima coisa a conseguir controlar!
Fiquei mesmo horrorizada quando li o teu post... será que esta srª n tem formação?!!!!! Eu passava-me se tivessem posto o meu filho de castigo por causa disso!! E ainda por cima por o "presente na mochila"????? SIM fala com a educadora!

Beijos

Amélia Batista disse...

Passei para te desejar uma boa semana.

Paula disse...

Os infantários e jardins infantis têm auxiliares que ajudam os meninos mais pequenos nessas tarefas, acho que a educadora foi demasiado exigente. Trabalho num jardim infantil e nenhum menino fica de castigopor se ter descuidado, muito menos com três anos.
Fala com a educadora... Não está a ser sensata.
Beijocas

Ana Filipa Oliveira disse...

Passei pelo Tesouro Precioso com pouco tempo para o explorar como merece. Voltarei noutra altura! No entanto, posso indicar que alguns pediatras indicam que nestas coisas devemos andar atrás dos nossos filhos e não à sua frente, quer dizer, não devemos criar ansiedade com algumas situações como deixar as fraldas. O Guilherme vai fazer 4 anos e ainda hoje fez chichi pelas pernas abaixo e dorme a sesta, bem como a noite com a fralda. A verdade é que, só em excepção de incontinência, ninguém chegou aos vinte anos com fraldas. Há que respeitar o ritmo deles! Como mãe, sei que não é fácil. Temos sempre dúvidas a assaltar-nos e opiniões de terceiros (como esta! :-) para nos inquietar. Boa Caminhada!

Carinhas larocas


Create Fake Magazine Covers with your own picture at MagMyPic.com



Create Fake Magazine Covers with your own picture at MagMyPic.com


Recordando o tesourinho


2º Aniversário de Marco António


3º aniversário do Júlio César

Miminhos